Pesquisar

quarta-feira, abril 21, 2010

ACAPEB COMEÇA REFORMA DA SEDE COM DIFICULDADES

O Ponto de Cultura Eu Quero Ler, que também é Ponto de Leitura do Brasil, da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB, em Gongogi, está com dificuldades de dar continuidade as ações culturais deste ano de 2010, por causa da péssima condições física de sua sede.
Para executar as ações no ano de 2009, a ACAPEB, fez o Contrato de aluguel de um imóvel localizado nas proximidades do CEJAP (Colégio Estadual José Araújo Pereira) pelo período de um ano, no entanto, as atividades funcionava na referida escola tendo em vista a falta de espaço na sede provisória.
No dia 12 de abril, quando a entidade comemorava 12 anos e o municipio de Gongogi também fazia aniversário de emancipação política, iniciou-se a reforma da sede da instituição, cujo imóvel está sendo doado pela CEPLAC, através do Patrimônio da União, do Governo Federal.
A entidade encaminhou no início do ano passado um Projeto de Reforma à Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, que transformou-se em projeto Lei e foi aprovado por unanimidade da Câmara, no entanto, o Prefeito Municipal até o presente momento não sancionou a Lei.
No ano passado, José Jorge, que é voluntário de nossa entidade e servidor público, apresentou seus serviços voluntários e a ACAPEB recebeu um prêmio, que está sendo aplicado na reforma, uma vez que poderia estar sendo investido em novas ações sociais.
Dentre as ações que irão funcionar em 2010, estão:
Biblioteca Comunitária
Biblioteca Itinerante
Pré-Universitário Popular
A Hora do Conto
Balé Clássico
Balé Afro
Dança Afro
Teoria Musical
Flauta Doce
Teatro do Oprimido
Oficinas de Produção Textual
Oficina de Saberes Populares
Oficina de Comunicação
Cinema Popular
Capoeira
Esportes
Seminários de Formação

Procure nossa entidade e ajude a manter esses projetos que é a única fonte de lazer de nossa criançada e juventude.

segunda-feira, abril 12, 2010

ACAPEB 12 ANOS - GONGOGI 48 ANOS

Na Comemoração do 48º aniversário de emancipação política do município de Gongogi, o ponto de Cultura Eu quero Ler, da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB, prestigia o momento com um teatro relâmpago FOME DE QUE?
O teatro foi apresentado nos dias 11 e 12 de abril pelos adolescentes do GRITO - Grupo Intesivo de Teatro do Oprimido, do ponto de Cultura e traz uma reivindicação da falta de espaço de cultura e lazer para crianças, jovens e adolescentes. Durante os dois dias o grupo teatral fez uma média de vinte apresentações nas ruas da cidade, jardins e feiras livres.
No dia 12 de abril, a ACAPEB, também comemora o seu 12º aniversário e festejará o sucesso como pioneiro do resgate da cultura do município de Gongogi, sobretudo na valorização dos personagens esquecidos da história, a exemplo de ANTONIO PEREIRA BARBOSA, que tornou-se o patrono da cultura gongogiense, a partir de ações da entidade.
No dia 10 de abril, a entidade fez a abertura do Projeto A Hora do Conto, que este ano terá uma nova metodologia.