ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS
UM SHOW À NATUREZA
Vem, vamos embora, que esperar não é saber...
No dia 02 de maio de 2010, o Ponto de Cultura ACAPEB enviou representantes para a VII Romaria da Terra e das Águas, na cidade de Piraí do Norte, para refletir sobre a temática "Agua, sangue da Terra". A romaria é organizada pela Articulação Diocesana de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), da Diocese de Ilhéus e tem sua realização todos os anos em parceria com os Movimentos Sociais, com o objetivo de identificar e denunciar os problemas ambientais.
Durante o evento houve uma caminhada do distrito de Tararanga, visita ao Rio e apresentações culturais, para celebrar a vida em harmonia com a natureza e a espiritualidade. Com suavidade, o evento traz uma beleza que brota dos sonhos, da terra, da água, do ar, do fogo, da caminhada do povo. Mas denunciam, também, a falta de amor, de paixão, que matam nascentes e que ameaçam a ecologia humana.
Terno de Reis
A novidade deste ano foi a presença do cantor popular Gogó, da cidade de Juazeiro, pertencente à Comissão Pastoral da Terra - CPT, que iniciou cantando: "Colar os ouvidos no chão e ouvir os murmúrios da Terra, o canto dos filhos das selvas e o som das águas".
Padre Tião - Grande Lutador pelos Direitos Sociais
Gogó - Cantor Popular
Outra novidade foi a apresentação do Terno de Reis, da cidade de Piraí do Norte, um grupo cheio de mística e de louvor à vida.
O evento encerrou no final da tarde com um momento celebrativo, que contou com a presença do Bispo Diocesano e vários padres, embora a Romaria é ecumênica e é realizada com a participação de pessoas que preocupam com o "ethos", independente do credo ou filosofia de vida.
Apresentações de Dança
Apresentações
Participação do Grupo GEPA - ACEAI/ILHÉUS