Pesquisar

sexta-feira, agosto 19, 2011

CINECLUBE DO MINISTÉRIO DA CULTURA SERÁ INAUGURADO EM GONGOGI


Neste sábado (09), O Ponto de Cultura da ACAPEB inaugura em seu Espaço Cultural o Cineclube no Ponto com o filme Dez Centavos, de Cesar Fernando de Oliveira, que culminará numa mesa redonda com a participação de representantes estaduais do poder público e da sociedade civil. O projeto é uma iniciativa da Funarte/Minc ao incentivar a divulgação e a produção de filmes brasileiros em todo o Brasil e a criação de Cineclubes, espaços em que as pessoas exercitam um novo olhar sobre o cinema e buscam refletir as temáticas tratadas nos filmes a partir das sessões comunitárias.
A ACAPEB foi contemplada no projeto Cine Mais Cultura do ministério da cultura MinC, através de Edital público da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia – Secult/Ba.
O objetivo do projeto é despertar o interesse pelo cinema, principalmente o cinema nacional e o cinema latino nos jovens gongogienses. A Diretora Geral do Ponto de Cultura, Fátima Vieira Santos, disse que um dos primeiros passos será a realização de ações para divulgar o cineclube e fazer com que a sociedade desperte para esta forma de cultura com participação ativa, até porque em Gongogi nunca houve uma sala de cinema e nem forma semelhante de projeção.
Outro objetivo do Cineclube no Ponto é fazer o cinema chegar as escolas da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, permitindo assim, a descoberta dos educandos, para esta importante maneira de descobrir o mundo de forma crítica e como fonte de conhecimento e potencializar os projetos da entidade a exemplo do Pré-Universitário Popular, a Hora do Conto, Teatro do Oprimido, Biblioteca Itinerante e Música Clássica.
As exibições de filmes serão semanalmente em caráter fixo e itinerante e a ACAPEB planeja ações que estimule a criação de curtas na cidade, informa Israel Trindade, Coordenador do cineclube.

10 centavos - curta


Sinopse: Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.
Direção: Cesar Fernando de Oliveira
Roteiro: Reinofy Duarte
Elenco: Jorge Júnior, Fernando Fulco, Frank Magalhães, Paulo Prazeres, Stella Voutta, Vinício de O. Oliveira
Ator Convidado: Narcival Rubens
Produção: Santo Forte
Co-Produção: Domínio Público
drama - 19 min. - 2007 - Salvador – BA - BRA




segunda-feira, agosto 15, 2011

TEATRO DO OPRIMIDO FAZ TURNÊ CULTURAL

O Grupo de Teatro do Oprimido (GRITO), do Ponto de Cultura ACAPEB, na última quinta-feira (11), em comemoração ao Dia dos Estudantes fez uma turnê cultural em dois municípios do Território de Identidade Litoral Sul, realizando três apresentações do espetáculo "Vida, louca, Vida!".
As organizações escolhidas para a circulação do espetáculo foram: Escola Municipal Izolina Sá Barros, no Bairro Armandão, em Ubaitaba, a convite da professora Juciara Perminio; Projeto Peteca e Cidadania, no Bairro Ruinha, também em Ubaitaba, a convite do seu Coordenador Roberto Gomes e na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, no Bairro Pontal, na cidade de Ilhéus, a convite do Prof. Ramon Bispo.
A Coordenação do Ponto de Cultura falou sobre a importância da turnê que serviu para mostrar o avanço cultural de Gongogi a outro território.