Pesquisar

domingo, outubro 27, 2013

ACEAI realiza encontro de Educadores e Educadoras da Região Sul da Bahia

A ACEAI (CENTRO EDUCACIONAL DE AÇÃO INTEGRADA) realizou na última sexta feira (25), o Encontro de Educadores e Educadoras da Região Sul da Bahia, do Programa Conexão Vida/Ágata Esmeralda, em Mambré (Casa Sagrada da Congregação da Irmãs da Santíssima Trindade), na cidade Ilhéus.
O encontro discutiu a temática sobre Protagonismo Juvenil e foi assessorado pelo Educador Popular José Jorge, Missionário Trinitário e membro do Ponto de Cultura ACAPEB, do Ponto de Leitura Varais do Saber e da Universidade Popular do Sul da Bahia e teve participação de mais de 50 educadores e educadoras de organizações ligadas à Rede do Programa Conexão Vida/Ágata Esmeralda.
O evento iniciou no inicio da manhã com uma análise de conjuntura:Juventude: Instrumento que constrói a cultura da solidariedade e em seguida foi desenvolvida a Temática: Protagonismo Juvenil partir do capítulo IV do Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, elaborado por Jacques Delors e tal, em 1996, entitulado: Os Quatro Pilares da Educação: Aprender a Conhecer.; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver e Aprender a Ser, de uma forma dinâmica envolvendo uma metodologia a partir do diálogo e de técnicas do Teatro do oprimido, de Augusto Boal.  
Participaram ainda como convidadas Centro Educativo Fé e Alegria - CEFA, Escola Municipal Dom Valfredo Tepe. As componentes do Grupo Articulador do Conexão, representando a Região Sul, agradecem a participação de todas/os e, em especial a participação de Edneide Oliveira e Leila. Agradecem ainda o apoio de Tiago Costa e Janete Santana.

 

sábado, outubro 26, 2013

PLANTÃO ACAPEB: Enem: saiba o que levar, o que não fazer e o que não esquecer

Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (26) e domingo (27) devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro candidato, ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.
FAÇA AQUI O SIMULADO DO ENEM E VEJA SE VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O EXAME
Na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação (MEC) fez um monitoramento das redes sociais durante os dois dias de prova, e 65 estudantes foram eliminados por postarem imagens na internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito.
O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:
O que não pode levar:
Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, ipod, ipad, pendrives, mp3players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens;
Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado;
Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras;
Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma;
A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.
O que não pode fazer:
O participante não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas;
É expressamente proibido ao participante receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame;
Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios;
O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.
O que não pode esquecer:
Assim que começar o exame, é importante conferir se não está faltando nenhuma página no seu caderno de provas;
As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritas, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas;
As provas do Enem têm diferentes cores - conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões aparecem. Não esqueça de marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero;
Não se esqueça de assinar, nos espaços próprios, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do exame;
Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade.
DIA 26 DE OUTUBRO - TEMPO DE PROVA: 4H30
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIASCIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova propõe 45 questões objetivas relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Temas como diversidade cultural, conflitos, vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado estão na base das perguntas.A dica de estudar temas da atualidade vale para todo o Enem, mas é nessa prova que as questões ligadas ao dia a dia mais aparecem, diluídas nas 45 questões que englobam as disciplinas Química, Física e Biologia.
DIA 27 DE OUTUBRO - TEMPO DE PROVA: 5H30
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIASMATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com 45 questões objetivas, a prova traz conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação.A prova costuma ser mais fácil do que a de vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.
Agência Brasil



Fonte da matéria: http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-saiba-o-que-levar-o-que-nao-fazer-e-o-que-nao-esquecer,09d1be73d11e1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

sábado, setembro 28, 2013

PONTO DE CULTURA CRIA PLATAFORMA VIRTUAL PARA GRUPO DE ESTUDOS JURÍDICOS

O Ponto de Cultura Eu Quero Ler, da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa, em parceria com o Ponto de Leitura Nos Varais do Saber Retalhos de Nossa História, cria Plataforma virtual para Grupo de Estudos Jurídicos com o objetivo interagir os alunos do Semestre I dos Cursos de Direito, sobretudo da Faculdade Madre Thais, de Ilhéus, onde o proponente estuda.   A iniciativa é do Coordenador Geral do Ponto de Leitura Varais do Saber e um dos fundadores da Universidade Popular do Sul da Bahia.

A Plataforma Virtual é semelhante aos Ambientes de Ensino das Faculdades à distância, onde serão disponibilizados materiais didáticos, e-books, vídeos, etc. Os inscritos ainda terão acesso a Fóruns de discussão sobre as aulas, facilitando o aprendizado a partir da interação direta com os outros colegas, bate papo e videoconferência.


A Plataforma ainda está em fase de construção e dependerá da participação de outras pessoas para sua dinâmica.


Para ter acesso a Plataforma Virtual o interessado deverá acessar o link abaixo que você deverá copiar e colocar na barra de endereços do seu navegador: http://acapeb.universidadecorporativa.net/_Secao/18344/_Pagina/Sala/SalaInscricaoCadastro.aspx?salaId=5160&ass=56034135  e fazer sua inscrição, escolhendo a senha de acesso e aguardar o prazo máximo de 48 horas para liberação, até o dia 30/10/2013.


Para conhecer a Sala Virtual está liberada até o dia 10/09/2013 o acesso de login e senha coletiva sem necessidade de inscrição.


SITE: (copie e coloque na barra de endereços do seu navegador)


LOGIN: direito2013

SENHA: estudantefmt

quarta-feira, julho 24, 2013

OFICINA DE REDAÇÃO É REALIZADA EM GONGOGI

Aconteceu nesta quarta (24) a I Oficina de Redação do ENEM na sede do Ponto de Cultura Eu Quero Ler da ACAPEB, que contou com a participação dos alunos do 2º Grau vespertino e noturno do Colégio Estadual de Gongogi e participação dos professores Lucas (Geografia) e Marlon (Matemática) que contribuíram com a realização da atividade interdisciplinar.
A proposta é uma iniciativa da professora de Redação Juciara Perminio, que assessora a Universidade Popular do Sul da Bahia – UNIP, e objetiva melhorar a qualidade de interpretação e produção textual dos alunos secundaristas.
A oficina foi ministrada pelo educador popular José Jorge, coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber, que explicou como será realizada a prova de Redação do ENEM, explicado como serão avaliadas as cinco competências do desenvolvimento textual e o passo-a-passo para redigir um texto dissertativo-argumentativo.
O Cineclube Cine no Ponto, através do seu coordenador Israel Trindade, fez a exibição do trecho do desenho animado “Asterix e os doze trabalhos”, de Goscinny e Uderzo (1976), e foi feita uma reflexão sobre a burocratização dos serviços públicos no Brasil, que gerou a temática para os alunos desenvolverem o texto dissertativo.

A Diretora do Ponto de Cultura ACAPEB esclareceu que a sede da Biblioteca Comunitária estará disponíveis para os participantes do curso.

Acesse nosso portal facebook::
https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl e https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl




.

GONGOGI REALIZA I OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM

O Ponto de Leitura Varais do Saber em parceria com o Ponto de Cultura Eu Quero Ler (ACAPEB) e Universidade Popular do Sul da Bahia (UNIP), promovem nesta quarta (24), com alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Araújo Pereira, do município de Gongogi, a I Oficina de Redação ENEM, das 19h às 21h, na Biblioteca da ACAPEB. A Oficina contará com três educadores populares das entidades que ficarão à disposição no portal da UNIP para tirar dúvidas que forem levantadas pelos participantes.
“O objetivo é que os participantes trabalhem a reescrita do texto individualmente, pois nem sempre há tempo suficiente para abordar tais técnicas em sala de aula, melhorando assim os seus resultados na redação do exame”, afirma Juciara Perminio, professora de Redação do CEJAP e articuladora do Projeto.
No primeiro momento, os participantes irão compreender as exigências técnicas da redação do ENEM e, em seguida, farão um jogo coletivo sobre vocabulário, coerência e argumentação. Depois disso, os alunos vão elaborar um texto com o tempo cronometrado para trabalharem as questões de organização do tempo, esclarece José Jorge, coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber e voluntário da iniciativa.
A diretora da ACAPEB, Fátima Vieira, disse que se a proposta for realizada ao menos uma vez por semana até a realização da seleção do enem, os participantes irão receber um certificado com uma carga horária referente suas participações nas oficinas.

PARTICIPEM
I Oficina de Redação ENEM
Data de Início: 24 de julho de 2013
Horários: das 7h às 21h
Inscrição gratuita
Local: Biblioteca Comunitária Herbert de Souza – Ponto de Cultura ACAPEB

Acesse nosso portal facebook::
https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl e https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl

sábado, julho 20, 2013

GONGOGI SEDIARÁ III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Gongogi vai sediar no dia 02 de agosto, a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, etapa integrante da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, o encontro municipal pretende reunir toda sociedade gongogiense e em especial, os agentes culturais desta terra. O Ponto de Cultura e de Leitura propõe como tema central: “Estratégias de Ações para o Plano Municipal de Cultura”.
Na última sexta (19) os representantes do Ponto de Cultura Eu Quero Ler – ACAPEB, Ponto de Leitura Varais do Saber, Cineclube Cine no Ponto e da Universidade Popular do Sul da Bahia – UNIP, uniram-se a outras organizações e junto com a Secretaria de Cultura do município de Gongogi, discutiram a proposta da programação para a realização da Conferência.
Israel Trindade e Samuel Gonçalves, representantes das instituições ligadas ao Ponto de Cultura e ao Ponto de Leitura participaram da reunião e esclareceram que no debate de construção foram definidos os objetivos a III Conferência de Cultura de Gongogi, que dentre outros podem destacar a promoção do debate entre os protagonistas da cultura no município, sobretudo aqueles que eternalizam no anonimato, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para democratizar o acesso dos habitantes de Gongogi à produção e à fruição dos bens e serviços culturais; propor estratégias para a implantação do Sistema e do Plano Municipal de Cultura e iniciar o processo de elaboração deste; e, eleger os delegados municipais para a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura”.

Em entrevista com o Coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber, José Jorge, ele disse que a II Conferência de Cultura, em 2012, foi construída com muitas dificuldades e organizada pelo Ponto de Cultura ACAPEB, que garantiu o apoio logístico do evento e envolveu os alunos das escolas públicas do município. Disse ainda ser solidário na construção do Plano Municipal de Cultura e espera que esse ano o Poder Público responsabilize-se pela realização da Conferência.

domingo, junho 16, 2013

NAVIO NEGREIRO EMOCIONA POPULAÇÃO GONGOGIENSE

Cartaz do Evento
No último sábado (08) foi realizado no município de Gongogi o intercâmbio entre o Ponto de Cultura Eu Quero Ler/ACAPEB, Projeto Peteca e Cidadania e o Ponto de Leitura Varais do Saber, com a apresentação do Espetáculo “Navio Negreiro: A História Agora é Outra!”, no Salão Paroquial.
A peça teatral composta por adolescentes e jovens do Bairro Ruinha, do município de Ubaitaba e com participação de jovens de Gongogi, sob a direção e produção de Jorge Axé (Ponto de Leitura Varais do Saber) impressionou o público que acompanhou de forma emocionante a apresentação de mais de uma hora de duração.

 “Baseada na obra de Castro Alves, a peça é uma crítica literária e reconta a história do Brasil desde Pindorama à invenção do Brasil e a construção dos diversos brasis, incluindo elementos místicos para compreensão da cosmologia afro-indígena e os desafios e conquistas dos povos negros e índios, por isso não somos alvo midiático, pois os blogs, o rádio e a televisão se comportam como instrumentos alienadores da população”, desabafa Jorge Axé, Servidor Cidadão 2009, Ator e Diretor de Teatro Popular, fazendo referência a ausência de publicação da matéria enviada aos blogs da região e às emissoras de rádio e televisão.

O intercâmbio abriu a temporada cultural do Ponto de Cultura ACAPEB com as atividades para o 2º semestre e contou com a presença de professores, alunos, secretária de cultura, yalorixás, representantes do Território Médio Rio das Contas, do Cine Clube Cine no Ponto, da Rede Minka Bahia e da Universidade Popular do Sul da Bahia.


A próxima apresentação do grupo será na Praça Pública do Bairro Ruinha, no município de Ubaitaba, onde fica a sede do Projeto Peteca e Cidadania, coordenada por Roberto Costa, servidor cidadão 2011.







segunda-feira, maio 27, 2013

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PONTO DE CULTURA ACAPEB

O Ponto de Cultura Eu Quero Ler da ACAPEB, divulga o cronograma de atividades do mês de junho de 2013.



As atividades do Ponto acontecem na sede da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa, na Av. Joel Vasconcelos, 17, no municipio de Gongogi e nas escolas públicas do município.


Biblioteca Comunitária HERBERT JOSÉ DE SOUZA

DIA
MANHÃ
Das 09:00h às 11:30h
TARDE
Das 14:00h às 16:30h
Segunda-feira
Eduardo e Moabe

Terça-feira
Eduardo e Eliene Prates
Helen Prates
Quarta-feira
Fábio
Fernando
Quinta-feira
Fernanda
Jorge
Sexta-feira
Moabe
Fabio

CINECLUBE CINE NO PONTO

Todos os Sábados com sessões e debates abertos a partir das 19:00 horas.


A HORA DO CONTO

Aos sábados na sede do Ponto de Cultura ACAPEB

Às sextas-feiras nas escolas de ensino infantil.


Os jovens multiplicadores estão preparando durante todo o mês de junho as atividades de leitura do Projeto Eu Quero Ler juntamente com a equipe da ACAPEB, que funcionará a partir do mês de julho:

  • Oficinas de Comunicação (rádio web)
  • Gincanas infantis
  • Contação de estórias
  • Folclore Infantil
  • Oficinas de Produção Textual
  • Oficinas de Leitura Dinâmica