Pesquisar

quarta-feira, julho 24, 2013

OFICINA DE REDAÇÃO É REALIZADA EM GONGOGI

Aconteceu nesta quarta (24) a I Oficina de Redação do ENEM na sede do Ponto de Cultura Eu Quero Ler da ACAPEB, que contou com a participação dos alunos do 2º Grau vespertino e noturno do Colégio Estadual de Gongogi e participação dos professores Lucas (Geografia) e Marlon (Matemática) que contribuíram com a realização da atividade interdisciplinar.
A proposta é uma iniciativa da professora de Redação Juciara Perminio, que assessora a Universidade Popular do Sul da Bahia – UNIP, e objetiva melhorar a qualidade de interpretação e produção textual dos alunos secundaristas.
A oficina foi ministrada pelo educador popular José Jorge, coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber, que explicou como será realizada a prova de Redação do ENEM, explicado como serão avaliadas as cinco competências do desenvolvimento textual e o passo-a-passo para redigir um texto dissertativo-argumentativo.
O Cineclube Cine no Ponto, através do seu coordenador Israel Trindade, fez a exibição do trecho do desenho animado “Asterix e os doze trabalhos”, de Goscinny e Uderzo (1976), e foi feita uma reflexão sobre a burocratização dos serviços públicos no Brasil, que gerou a temática para os alunos desenvolverem o texto dissertativo.

A Diretora do Ponto de Cultura ACAPEB esclareceu que a sede da Biblioteca Comunitária estará disponíveis para os participantes do curso.

Acesse nosso portal facebook::
https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl e https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl




.

GONGOGI REALIZA I OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM

O Ponto de Leitura Varais do Saber em parceria com o Ponto de Cultura Eu Quero Ler (ACAPEB) e Universidade Popular do Sul da Bahia (UNIP), promovem nesta quarta (24), com alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Araújo Pereira, do município de Gongogi, a I Oficina de Redação ENEM, das 19h às 21h, na Biblioteca da ACAPEB. A Oficina contará com três educadores populares das entidades que ficarão à disposição no portal da UNIP para tirar dúvidas que forem levantadas pelos participantes.
“O objetivo é que os participantes trabalhem a reescrita do texto individualmente, pois nem sempre há tempo suficiente para abordar tais técnicas em sala de aula, melhorando assim os seus resultados na redação do exame”, afirma Juciara Perminio, professora de Redação do CEJAP e articuladora do Projeto.
No primeiro momento, os participantes irão compreender as exigências técnicas da redação do ENEM e, em seguida, farão um jogo coletivo sobre vocabulário, coerência e argumentação. Depois disso, os alunos vão elaborar um texto com o tempo cronometrado para trabalharem as questões de organização do tempo, esclarece José Jorge, coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber e voluntário da iniciativa.
A diretora da ACAPEB, Fátima Vieira, disse que se a proposta for realizada ao menos uma vez por semana até a realização da seleção do enem, os participantes irão receber um certificado com uma carga horária referente suas participações nas oficinas.

PARTICIPEM
I Oficina de Redação ENEM
Data de Início: 24 de julho de 2013
Horários: das 7h às 21h
Inscrição gratuita
Local: Biblioteca Comunitária Herbert de Souza – Ponto de Cultura ACAPEB

Acesse nosso portal facebook::
https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl e https://www.facebook.com/acapeb?ref=hl

sábado, julho 20, 2013

GONGOGI SEDIARÁ III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Gongogi vai sediar no dia 02 de agosto, a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, etapa integrante da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, o encontro municipal pretende reunir toda sociedade gongogiense e em especial, os agentes culturais desta terra. O Ponto de Cultura e de Leitura propõe como tema central: “Estratégias de Ações para o Plano Municipal de Cultura”.
Na última sexta (19) os representantes do Ponto de Cultura Eu Quero Ler – ACAPEB, Ponto de Leitura Varais do Saber, Cineclube Cine no Ponto e da Universidade Popular do Sul da Bahia – UNIP, uniram-se a outras organizações e junto com a Secretaria de Cultura do município de Gongogi, discutiram a proposta da programação para a realização da Conferência.
Israel Trindade e Samuel Gonçalves, representantes das instituições ligadas ao Ponto de Cultura e ao Ponto de Leitura participaram da reunião e esclareceram que no debate de construção foram definidos os objetivos a III Conferência de Cultura de Gongogi, que dentre outros podem destacar a promoção do debate entre os protagonistas da cultura no município, sobretudo aqueles que eternalizam no anonimato, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; propor estratégias para democratizar o acesso dos habitantes de Gongogi à produção e à fruição dos bens e serviços culturais; propor estratégias para a implantação do Sistema e do Plano Municipal de Cultura e iniciar o processo de elaboração deste; e, eleger os delegados municipais para a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura”.

Em entrevista com o Coordenador do Ponto de Leitura Varais do Saber, José Jorge, ele disse que a II Conferência de Cultura, em 2012, foi construída com muitas dificuldades e organizada pelo Ponto de Cultura ACAPEB, que garantiu o apoio logístico do evento e envolveu os alunos das escolas públicas do município. Disse ainda ser solidário na construção do Plano Municipal de Cultura e espera que esse ano o Poder Público responsabilize-se pela realização da Conferência.