Pesquisar

terça-feira, novembro 24, 2009

ACAPEB É PREMIADA NO PRÊMIO SERVIDOR CIDADÃO

O ser humano como centro das atenções. Essa foi a essência da solenidade de entrega dos prêmios Servidor Cidadão e Boas Práticas realizada hoje (17), às 9h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães.



O evento de homenagem ao servidor público estadual contou com a presença do governador Jaques Wagner, que enalteceu o valor da cidadania e da melhoria do serviço público valorizadas pelas duas premiações. “Acredito no coletivo. São ações como essas que vão permitir um Estado mais eficiente, com mais segurança”, afirmou o governador. 

Servidor Cidadão – Em sua sétima edição, o Prêmio Servidor Cidadão emocionou a platéia com as ações de voluntariado desenvolvidas pelos servidores estaduais.



O escrevente de cartório do Tribunal de Justiça, José Jorge Souza, ficou em 4º lugar, com o trabalho que realiza junto à Associação Cultural e Beneficente Antonio Pedreira Barbosa, em Gongongi, Ele considerou a realização do prêmio muito importante, não somente pelo reconhecimento aos funcionários, “mas por divulgar as ações que as pessoas humanas fazem”. A Associação também foi escolhida, entre as cinco primeiras colocadas, para receber uma premiação especial.

Na quarta-feira, dia 18/11/2009, representantes da ACAPEB e de outras entidades e orgãos públicos e instituições escolares receberam José Jorge, servidor voluntário e Fátima Vieira, Diretora da ACAPEB, com um café da manhã na sede do Ponto de Cultura Eu quero Ler, onde também funciona a Biblioteca Comunitária Herbert de Souza, dentre os presentes estavam José Carlos Pereira, Diretor do CEJAP, José Antonio Kalid Sobrinho, Presidente da Câmara, Benilton Santos da Hora, Coord. da Escola Tom e Jerry de Ubatã e Rodrigo Dias, Teologo Popular do CEBI/BA.


Na quinta-feira, dia 19/11/2009, a Câmara Municipal de Gongogi fez uma menção honrosa ao Servidor José Jorge Souza pelos serviços voluntários prestados e parabenizou a ACAPEB pelo relevante trabalho na área de arte-educação e cultura popular ao longo desses onze anos, que foi aplaudido por todos os vereadores e pela comunidade de Gongogi. Convidado para a abertura da sessão José Jorge disse que o Brasil sofre de um grande mal e não é da segurança pública, e sim da FALTA DE SOLIDARIEDADE.


O prêmio recebido pela entidade será um investimento na reforma da sua sede, que é um prédio cedido pela CEPLAC. "O prédio está bem deteriorado, mas, com a ajuda das pessoas que acreditam nós conseguiremos reformar, pois, necessitamos continuar com os nossos projetos de Balé, Biblioteca, Teatro, Pré-Universitário dentre outros. Ao conseguir a recuperação queremos fazer dali um teatro, um cinema, uma biblioteca.... ou seja, um local versátil para fomentação da cultura, valorização dos mestres dos saberes populares e protagonismo juvenil", disse Fátima Vieira Santos, Diretora da entidade.


domingo, outubro 25, 2009

MAIS FOTOS DO TRIBUTO A ANTONIO PEREIRA BARBOSA






Estamos publicando mais fotos da abertura oficial do Ponto de Cultura Eu Quero Ler da ACAPEB, em Gongogi

VIOLÃO, VIOLINO E FLAUTA- ACEAI/ILHÉUS
KARATÊ - CLUBE DE KARATE SOCHIM/UBATÃ
SAMBA DE RODA - SR. ROMEU E D. ISABEL/GONGOGI

TRIBUTO A ANTONIO PEREIRA BARBOSA FOI UM SUCESSO






A festa de Abertura do Ponto de Cultura Eu Quero Ler, na noite do dia 10 de outubro de 2009, foi um Sucesso. O GRITO - Grupo Intensivo de Teatro do Oprimido, da ACAPEB, fez a abertura com um espetáculo de mais de trinta minutos, denominado PAI, AFASTE DE MIM ESTE CALE-SE!, que já está em circulação. As crianças alunas do Colégio Estadual José Araújo Pereira e de algumas escolas do município causaram emoção em quem se fez presente no evento.
A atração musical ficou por conta de BOSA E FELIPE, filho e neto de Antonio Pereira Barbosa, com a participação especial de duas vozes respeitas no sul da Bahia, Sérgio Senna e Gilberto Senna, que animaram a noite com música popular brasileira e bolero.

ACAPEB realiza a cerimônia de Abertura do Ponto de Cultura Eu Quero Ler






Na última sexta-feira, dia 09 de outubro de 2009, a Associação Cultural Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB, Ponto de Cultura Eu Quero Ler, do Programa Mais Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ministério da Cultura, que tem apoio do Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, realizou a cerimônia de Abertura do Ponto de Cultura Eu quero Ler, durante toda a tarde, em frente à Câmara de Vereadores. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes do legislativo e executivo de Gongogi, do governo do estado, de autarquias federais e de vários grupos artísticos da região.
A Associação Centro Educacional de Ação Integrada, da cidade de Ilhéus, pertencente ao Território Litoral Sul, abrilhantou o evento com apresentações de Balé, Flauta, Violino e Violão. O Clube de Karatê Sochim, da cidade de Ubatã, fez a apresentação de karatê com jovens de Gongogi. As manifestações populares foram animadas pelo samba de roda com os Mestres Populares Sr. ROMEU e D. ISABEL e ACAPEB deixou sua marca com Teatro do Oprimido, Projeto a Hora do Conto, Exposição das Pinturas em Tecido feita pela mulheres mães das crianças envolvidas nos projetos e a Biblioteca Itinerante que ficou até o final do evento.
Embora o evento foi entitulado Cerimônia de Abertura do Ponto de Cultura, as ações já estão acontecendo, mas precisavamos de um momento para mostrar a comunidade de Gongogi e região o que o nosso Ponto vem realizando, disse Fátima Vieira, Diretora Geral da ACAPEB.
A entidade está implementando de forma gradativa as ações e já funcionam este ano: Pré-Universitário Popular, A Hora do Conto, Teatro do Oprimido, Oficinas de Artesanato, Biblioteca Comunitária, Balé Clássico e Afro.
Ainda está prevista para este ano a implantação de um CINEMA ITINERANTE em parceria com as escolas do município. O Cine terá como objetivo levar à comunidade a valorizar filmes históricos e compreender a partir de uma discussão e análise crítica.
Procure nossa Entidade e ajude nessa revolução Cultural.
A partir de novembro as fotos estarão disponíveis em nosso orkut: acapeb@yahoo.com.br.

quinta-feira, outubro 01, 2009

ACAPEB REALIZA OFICINAS DE TEATRO E DE PINTURA







A ACAPEB - PONTO DE CULTURA EU QUERO LER, está realizando oficinas de teatro do oprimido, na formação de uma performance poética com o tema: PAI, AFASTA DE MIM ESTE CALE-SE!. A oficina é ministrada com técnicas utilizadas no Teatro do Oprimido, idealizadas por Augusto Boal (in memorian) e é direcionada a crianças e adolescentes. O espetáculo será apresentado em praça pública no dia 09 de outubro, quando será realizada a abertura do Projeto Eu Quero Ler, em frente à Camara de Vereadores, a partir das 14h00. Acontecerá também neste dia uma apresentação do Projeto, apresentações de manifestações culturais do municipio e da região. Se fará presente membros da ACEAI (Associação Centro Educacional de Ação Integrada), da cidade de Ilhéus.


OFICINA DE PINTURA


A ACAPEB - PONTO DE CULTURA EU QUERO LER, estará realizando de 23/09 a 07/10, o }CURSO DE PINTURA EM TECIDO, na sede da Biblioteca Comunitária Herbert de Souza, de segunda a quarta, das 13:00 às 16:00 horas. O Curso tem como público alvo as mães das crianças integrantes no Projeto a Hora do Conto e tem como finalidade organizar um grupo de Economia Solidária, visando a autosustentabilidade dessas famílias.

segunda-feira, agosto 17, 2009

ACAPEB faz os últimos preparativos para a EXPOSIÇÃO DO MÊS DO FOLCLORE

O PONTO DE CULTURA ACAPEB, em Gongogi, cria uma nova ação no Projeto Eu Quero Ler, aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura. A ação consiste numa exposição literária que leva a criança e o adolescente viajar nos livros.
Desde a entrada do Ponto de Cultura até a sala de contação de história os visitantes serão estimulados a ler livros, cores e sons.
A organização está sendo realizada pelos membros do Ponto de Cultura e conta com a ajuda de professores do CEJAP e do Sindicato dos Professores.
Há uma expectativa de que uma média de 150 crianças visitem o Ponto de Cultura e participem do evento.
O evento iniciará nesta quarta, dia 19/08/2009, a partir das 10:00 horas da manhã.
Participe você também!

sexta-feira, julho 31, 2009

AULAS DE BALÉ NA ACAPEB É INAUGURADA COM SUCESSO







O PONTO DE CULTURA ACAPEB iniciou as aulas de balé com as crianças e adolescentes do Projeto A Hora do Conto. A professora Elane, da ACEAI/Ilhéus, ficou muito animada com as duas turmas que inauguraram o Balé hoje pela manhã e tarde numa das salas do CEJAP.



O Balé faz parte do projeto Eu quero Ler, do Ponto de Cultura ACAPEB, patrocionado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e pelo Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura.



As aulas de balé foi o comentário na cidade, "Gongogi está dando um salto cultural, aqui nunca teve isso. É muita novidade", disse um dos municipes em roda de conversa.



As inscrições para as aulas de Balé continuam abertas e são limitadas. Os interessados e interessadas deverão procurar Fátima Vieira ou Jucilene Martins, responsáveis pelo projeto, na sede da Biblioteca da ACAPEB, levando documento da criança para fazer o cadastro.



AS AULAS SERÃO REALIZADAS TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, das 09:00 às 10:30 horas e das 13:00 às 14:30 horas, provisoriamente no 2º pavilhão do CEJAP.

quinta-feira, julho 30, 2009

ACAPEB APOIA O ABAIXO-ASSINADO DO POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA
Foto: Marisa Vianna - Indios Tupinambá de Olivença - BA em Camaçari - 2007
O ABAIXO-ASSINADO está transcrito na íntegra, leia e divulgue.

ATENÇÃO: Se você já assinou o abaixo-assinado impresso, não assine este. Cada pessoa deve assinar apenas uma vez, seja o abaixo-assinado on-line ou impresso


Abaixo-Assinado (#4736): O Sonho do Povo Tupinambá de Olivença:
Destinatário: Presidencia da República Federativa do Brasil, Senado. Câmara de Deputados, STF, Ministerio da Justiça

>> Assine este abaixo-assinado <<


Preocupados com a violência e as constantes agressões, físicas, morais e culturais experimentadas pelo povo TUPINAMBÁ no sul da Bahia, consideramos que é de suma importância a urgente proteção constitucional sobre o seu território através da demarcação nos termos do Processo de nº 08620.001523/2008, em tramitação nesta FUNAI, identificado como: Terra Indígena: Tupinambá de Olivença. Família Lingüística: Tupi, localizada nos Municípios de Ilhéus, Buerarema e Uma no Estado da Bahia com Superfície: 47.376 Ha. Perímetro: 150 km. Sociedade Indígena: Tupinambá de Olivença. População: cerca de 3000 indivíduos. Identificação e Delimitação: Grupo Técnico constituído pela Portaria nº 102/PRES, de 22 de janeiro de 2004. Antropóloga Coordenadora: Susana Dores de Matos Viegas. Diante do exposto, solicitamos os bons préstimos de Vossa Senhoria para que seja dada a prioridade absoluta na tramitação dos atos destinados a homologação do referido território para que esse povo possa viver em sua terra sem males. O Sonho do Povo Tupinambá de OlivençaPassados cinco séculos ainda hoje somos obrigados a conviver com a ganância que foi implantada em nosso território sagrado, só mudaram as estratégias de usurpação e dominação de um Povo que foi obrigado a se esconder ou deixar de ser quem verdadeiramente é - autóctone desse território. Hoje o homem ocidental permanece camuflado nas suas artimanhas. Estrategicamente ele se inseriu em nosso contexto e como erva daninha teima em permanecer cego e surdo sempre tentando suprimir um passado ainda presente de INVASÃO E DESTRUIÇÃO (invasão, grilagem e destruição de uma terra que sempre teve presente o homem na sua essência física, cultural e espiritual).O homem USURPADOR criou uma ilusão de propriedade partindo do eu para o meu, do comprei e paguei logo, sou dono e meu mundo chama-se economia; danem-se aqueles que não compartilham e não se submetem banidos serão. Esse mesmo homem inicia essa aventura quando ele expulsa seu semelhante do jardim que ele criou e denominou de “Jardim do Éden” (paraíso de Adão e Eva).Nós, Tupinambás de Olivença, baseados em nossa ancestralidade e amparados pelo artigo 231 da Constituição da República Federativa do Brasil, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, chamamos a atenção dos organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais e toda imprensa para encontrarmos uma solução pacífica no sentido da regularização fundiária do nosso território sagrado.Latifundiários poderosos, políticos gestores dos municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória e um vereador de Ilhéus estão contra as normas e tratados existentes que promovem a ordem e o cumprimento dos deveres e obrigações de uma sociedade organizada que busca promover a paz, a ordem e o bem estar de toda humanidade, em nome de uma ganância que não sabem por um fim.Chamamos a atenção do mundo inteiro e pedimos ajuda para que essas pessoas não influenciem o descumprimento da Lei Maior e com isso possam continuar destruindo nosso Território Sagrado em nome da (suposta) tranqüilidade e garantia dos direitos de quem cultiva e produz. Segundo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, “não se pode medir o impacto social que essa demarcação de terras causaria, atingindo duramente, por exemplo, a Estância Hidromineral de Olivença, não só as suas áreas turísticas como também as terras que são ocupadas por dezenas de pequenos agricultores”.Somos mais de 7000 indivíduos vivendo em condição de miserabilidade à margem da margem de uma sociedade excludente e que deseja nossa total destruição, levando alguns indígenas a cometerem desatinos que na linguagem do homem branco é a transgressão de suas leis. Pistoleiros estão sendo contratados e armados e a todo o momento a imprensa local leva informações contraditórias e falsas sobre nosso Povo.No próximo dia 12 de agosto será realizada em Brasília uma audiência pública com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, com a finalidade de debater a delimitação do nosso território que envolve os municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória. A audiência será realizada às 10:00 horas da manhã no plenário 6 do Anexo II. e terá como expositor o vereador Alcides Kruschewsky, morador de Olivença, que almeja sua candidatura nas próximas eleições a Deputado Estadual da Bahia, segundo informações de populares.O agronegócio e os políticos da região estão de mãos dadas para continuarem a destruição da Mata Atlântica e do pouco que resta do nosso Território Sagrado, usando pessoas desamparadas de conhecimento, espalhando pavor as populações não indígenas desses municípios. Estamos diante de uma nova Raposa Serra do Sol e precisamos da ajuda de todos para que se faça cumprir a LEI, fortalecendo o PODER JUDICIÁRIO deste país, que tanto vem lutando contra as mazelas existentes de um passado colonialista, para que possamos continuar cuidando da preservação do Planeta e das futuras gerações!Reitero um pedido particular às autoridades francesas, à imprensa e todo povo da França, em nome da amizade estabelecida com os nossos ancestrais na época da colonização do nosso território, para que intercedam junto aos organismos internacionais e ao governo brasileiro no sentido que o POVO TUPINAMBÁ possa ter de volta seu TERRITORIO SAGRADO. Este é o ano de comemoração da França no Brasil, também o ano da batalha judicial dos Tupinambás para garantir a dignidade. Gostaríamos de fechar com "DIGNIDADE" essa comemoração com nossa regularização fundiária.POR FAVOR, liguem, escrevam, enviem e-mails para Câmara de Deputados, Senado, Supremo Tribunal Federal e Presidência da República do governo brasileiro.


http://www.presidencia.gov.br/faleconosco/falegoverno/protocolo@planalto.gov.brPresidência da República Federativa do BrasilPalácio do PlanaltoPraça dos 3 Poderes Brasília/DF - Brasil CEP: 70150-900Câmara dos DeputadosComissão de Abastecimento e Desenvolvimento da Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural (CAPADR)AnexoII – Sala T – 40Brasília/DF – Brasil CEP: 70160-900Tel: 55 (61) 3216 8502/8503 FAX: 55 (61) 3215 8505http://www.camara.gov.brSenado Federal – Praça dos Três Poderes – Brasília/DF – CEP: 70165-900Fone: 55(61) 3303 4141wilson.matos@senador.gov.br, wellington.salgado@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br, siba@senador.gov.br, serys@senadora.gov.br, sergio.zambiasi@senador.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, roseana.sarney@senadora.gov.br, rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, raimundocolombo@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br, paulo.duque@senador.gov.br, patricia@senadora.gov.br, papaleo@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br, neutodeconto@senador.gov.br, mozarildo@senador.gov.br, marisa.serrano@senadora.gov.br, mario.couto@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, marconi.perillo@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, maosanta@senador.gov.br, magnomalta@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, leomar@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, sarney@senador.gov.br, josenery@senador.gov.br, jose.maranhao@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, jonaspinheiro@senador.gov.br, joaquim.roriz@senador.gov.brj.v.claudino@senador.gov.br, jtenorio@senador.gov.br, joaopedro@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br, jefperes@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br, ideli.salvatti@senadora.gov.br, heraclito.fortes@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br, gerson.camata@senador.gov.br, geraldo.mesquita@senador.gov.br, garibaldi.alves@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br, flexaribeiro@senador.gov.br, fernando.collor@senador.gov.br, flavioarns@senador.gov.br, fatima.cleide@senadora.gov.br, expedito.junior@senador.gov.br, eliseuresende@senador.gov.br, efraim.morais@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br, eduardo.azeredo@senador.gov.br, edison.lobao@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br, cesarborges@senador.gov.br, arthur.virgilio@senador.gov.br, antval@senador.gov.br, mercadante@senador.gov.br, almeida.lima@senador.gov.br, adelmir.santana@senador.gov.br Supremo Tribunal FederalPraça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70175-900 Telefone: 55.61.3217.3000Seção de Recebimento e Protocolo de Petições:Fone: 55(61) 3217 3623http://www.stf.jus.br/portal/principal/principal.aspNosso sonho poderá se tornar realidade se os homens e mulheres de bem intercederem para que de fato as normas existentes sejam cumpridas e nossas vidas sejam garantidas.Awere! (Obrigada!)Yakuy Tupinambá - Olivença - BAAnápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe (Etnia Tupinambá) - Pau Brasil - BAWeb Brasil Indígena.Org

quarta-feira, julho 22, 2009

ACAPEB, ARTICULAÇÃO DE CEBs Ilhéus e GRUPO MISSIONARIO SSA. TRINDADE ENVIA REPRESENTANTES PARA REGIÃO AMAZONIA





O Ponto de Cultura ACAPEB, juntamente com a Articulação de CEBs da Diocese de Ilhéus e o Grupo Missionários da Santissima Trindade, de Ilhéus, enviaram quatro representantes para o grande encontro internacional de comunidades oprimidas, que está acontecendo nos dias 21 a 25 de julho, no coração da amazônica, na Capital de Rondonia (Porto Velho). O encontro tem uma perspectiva de envolver mais de cinco mil pessoas vindas de todo mundo de várias crenças e movimentos populares. Dentre os participantes do encontro compareceram indígenas de mais de 80 etnias, povos quilombolas, ribeirinhos, movimentos pela terra, extrativistas, dentre outros segmentos populares, que discutirão propostas para uma terra sem males, onde outro MUNDO É POSSIVEL.

segunda-feira, julho 13, 2009

PRÉ-UNIVERSITÁRIO INICIA SEGUNDO SEMESTRE COM SUCESSO




O Pré-Universitário Popular do Ponto de Cultura ACAPEB, uma das ações do Projeto Eu quero Ler, inicia o segundo semestre mais vigoroso. Os membros do Projeto irão uniformizados para as oficinas. Isto até dar mais estimulo para continuar a estudar, diz uma das integrantes do projeto. Na semana passada, houve o primeiro simulado de História, com o Prof. Thiago. Segundo a Coordenação do Projeto, durante os meses de julho e agosto haverão ainda os simulados de quimica, matemática, biologia, geografia e Lingua e Literatura, pois já iniciou o processo intensivo de preparação para o ENEM. O PONTO DE CULTURA ACAPEB tem como objetivo de inscrever todos os integrantes do projeto no ENEM e, em seguida, no PROUNI. A diretora geral da entidade disse que existe uma grande esperança de 70% da turma integrarem na Faculdade.
AINDA HÁ TEMPO DE ESTUDAR. É SÓ PROCURAR A COORDENAÇÃO DA ACAPEB E FAZER SUA INSCRIÇÃO.

LOCAL: BIBLIOTECA HERBERT DE SOUZA PONTO DE CULTURA ACAPEB - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE ANTONIO PEREIRA BARBOSA
ENDEREÇO PROVISÓRIO: Av. Joel Vasconcelos, 17 - centro - GONGOGI-BAHIA


ACAPEB PARTICIPA DO I ENCONTRO DA REDE DE PONTOS DE CULTURA, EM SALVADOR-BAHIA




Os representantes dos 220 pontos de cultura de 129 cidades baianas reuniram-se nos dias 08 a 10/07/2009, em Salvador, no Hotel Fiesta no I Encontro da Rede de Pontos de Cultura. A programação foi intercalada com apresentações artísticas. Teatro, música, poesia, teatro de bonecos e performances, além da Tenda Digital, ambiente de troca de idéias sobre cultura digital.
O PONTO DE CULTURA ACAPEB - Associação Cultural Antonio Pereira Barbosa, participou do Encontro, representado pela sua Diretora Geral Fátima Vieira Santos.
Jovens produtores da Kabum! e da Eletrocooperativa registraram o encontro e as fotos estão disponíveis no site: http://picasaweb.google.com/pontoaponto150
VAMOS ANIMAR OS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA
PROCURE O PONTO MAIS PRÓXIMO E FAÇA A CULTURA ACONTECER.

terça-feira, julho 07, 2009

ACAPEB É PREMIADA COMO UM DOS PONTOS DE LEITURA DO BRASIL






Os Pontos de Leitura atuam na identificação e potencialização de bibliotecas comunitárias e centros de referência com salas onde se fomenta a leitura. Esta é uma ação importante num país em desenvolvimento, pois irá fortalecer, estimular e fomentar a leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros. Em 2008 foram reconhecidas 514 iniciativas de fomento à leitura, de pessoas físicas e jurídicas, sendo 175 oriundas dos Territórios da Cidadania. Do total de experiências selecionadas, 204 estão no Sudeste, 188 no Nordeste, 48 no Sul, 30 no Centro-Oeste e 44 no Norte. A ACAPEB recebeu no último dia 03 de julho um kit contendo 500 livros, mobiliário e computador completo, além de centenas de gibis da Turma da Mônica.

As atividades do Ponto de Leitura serão adicionadas as ações do Ponto de Cultura e visa fortalecer o incentivo a leitura no município de Gongogi.
Maiores Informações: Coordenação Executiva do Programa Mais Cultura Secretaria de Articulação Institucional Ministério da Cultura. Fone: (61) 3316-2151 / 2152 www.cultura.gov.br

segunda-feira, julho 06, 2009

PRÉ-UNIVERSITÁRIO RETORNA AS ATIVIDADES NESTA SEGUNDA






O PONTO DE CULTURA ACAPEB retorna as atividades nesta Segunda-feira, dia 06/07/2009, com as aulas e oficinas das principais disciplinas do vestibular.
O Programa faz parte das ações do Projeto Eu quero Ler, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ministério de Cultura.
As aulas neste segundo semestre terão uma novidade, diz Jucilene Martins, uma das articuladoras do programa, teremos à disposição Data Show, Câmaras Digitais, Filmadora, computador com Internet e Retroprojetor. Estamos correndo contra o tempo para incentivar a comunidade gongogiense participar do ENEM e dos próximos concurso públicos e seletivos para universidade, conclui.
A Coordenadora Pedagógica do Projeto, Srª Juciara Perminio, deixa claro que a metodologia do Pré Universitário Popular será intensificada de forma a atender as necessidade mais urgentes da demanda. Uma outra novidade é que os membros do programa receberão uma Carteira Estudantil e uma camisa, que fará parte do uniforme do Grupo.
A entidade quer salientar que o programa tem uma dinâmica diferenciada da escolar regular, a foto acima por exemplo, é de uma das atividades da aula de história, onde um grupo de participantes fez um juri simulado para compreender a Revolução Industrial.
O computador que está à disposição na Biblioteca Herbert de Souza, da ACAPEB, que funciona provisoriamente em frente ao CEJAP faz parte do kit recebido no último dia 03/07/2009, do Programa Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, em que o projeto da entidade denominado Contos e recantos resignificando a história, ganhou 0 187º lugar nas iniciativas de incentivo a leitura em todo o Brasil.

AQUI VAI O LOCAL DE NOSSO FUNCIONAMENTO DE NOSSA PROGRAMAÇÃO PARA JULHO:

LOCAL: Colégio Estadual José Araújo pereira - CEJAP
Dias: Segunda a Sexta-feira e, quinzenalmente aos sabados
HORAS: Das 17:00 às 19:30 horas

Segunda: Circulo de Leitura
Terça: Lingua e Literatura - Prof. Eudes, Licenciando em Pedagogia da Terra
Quarta: História - Prof. Fábio, licenciando em Históira
Quinta: Quimica - Profª Juciara, Licencianda em Pedagogia da Terra
Sexta: Geografia - Prof. Jorge, licenciando em Pedagogia
Sábado: Biologia - Prof. Johan, Licenciado em Matematica

domingo, julho 05, 2009

ACAPEB DISCUTE POLITICAS DE CULTURA EM GONGOGI



A ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE ANTONIO PEREIRA BARBOSA - ACAPEB, contemplada como Ponto de Cultura, no Terrritório Médio Rio da Contas, reune no dia 03 julho de 2009. na Câmara de Vereadores, com autoridades do Poder Legislativo, onde também se encontrava a ex-presidente da CONDER, Drª Maria Del Carmem, para deliberar sobre o desenvolvimento socio cultural do municipio d eGongogi. A Diretora da Entidade, Srª Fátima Vieira Santos, discorreu sobre o objetivo do projeto Eu quero Ler e sua importancia social na região cacaueira, deixando claro que uma das ações é a implantação de um studio de vídeo-imagem, que na oportunidade, resgistrará a história do municipio transformando-a em um documentário. Aproveitando o ensejo, a Diretora informou que nesta data a ACAPEB recebeu o Prêmio Machado de Assis, que premiou as 600 alternativas que se destacaram na área de incentivo a leitura no país. Isto quer dizer, destaca o Diretor-Secretário da ACAPEB, Cristiano Gonçalves dos Santos, que nossa organização está entre as 200 iniciativas de fomentação a cultura a partir da leitura e Gongogi, com certeza, reconhece tal fato, porque, principalmente os alunos das escolas públicas dependem da Biblioteca Comunitária Hebert de Souza, mantida pela entidade, única do município para realizarem suas pesquisas e atividades.

ACAPEB TAMBÉM É PONTO DE LEITURA PRÊMIO MACHADO DE ASSIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA

A ACAPEB recebeu nesta manhã o Prêmio Machado de Assis dentro das 200 iniciativas de incentivo a leitura do Brasil, composto de 500 exemplares, 02 estantes, um computador completo com impressora, almofadas pufs e DVS diversos. O primeiro órgão a ter conhecimento da chegada do kit foi a Secretaria de Educação, através do seu Secretário Renivaldo Souza, que ligou para a Diretora da entidade informando e parabenizando pelo sucesso. Embora o governo municipal e suas secretarias já tinham conhecimento do prêmio, a atual Secretaria de Educação tomou por supresa por ser o terceiro secretário de educação desde o ano passado. No entanto, o Secretário de Educação disse reconhecer o trabalho da entidade durante esses dez anos, sobretudo no que tange a Biblioteca Comunitária.
Você poderá observar no site abaixo que traz uma cópia do Diário Oficial da União.
http://www.slideshare.net/maiscultura/resultado-pontos-de-leitura-pessoa-jurdica

GONGOGI FICA FELIZ COM ESSA VITÓRIA EM GONGOGI TAMBÉM TEM CULTURA. ACAPEB É O NOME.

quinta-feira, julho 02, 2009

GONGOGI TEM PONTO DE CULTURA























Em Gongogi, A Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB, transformou-se num dos pontos de cultura do Brasil, através de um Projeto denominado EU QUERO LER, aprovado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O projeto tem como objetivo principal fomentar a cultura do município de Gongogi e conduzi-lo a leitura de livros e da vida. A ACAPEB realizará um sonho do município de Gongogi, pois estará instalando no Ponto de Cultura uma Biblioteca Virtual e um Studio de Video Imagem. Outro aspecto importante é que os agentes de cultura da entidade estarão registrando as atividades e irá fazer um documentário do município. Estão também envolvidos no Projeto EU QUERO LER do Ponto de Cultura ACAPEB as comunidades dos Projetos de Assentamento Santa Irene e São Jeronimo, Povoado de Nova Palma, Distrito de Tapirama e Comunidade da Gruna.



Veja a Programação para o mês de julho de 2009:




Pré Universitário Popular: De segunda a Sexta, das 17:00h às 19:00h, no CEJAP.


A Hora do Conto: Todos os Sábados das 14h às 16:00h, na Sede da Biblioteca Comunitária Herbert de Souza.


Teatro do Oprimido: Aos sábados, das 15h às 18h


Biblioteca Comunitária Herbert de Souza: Aberta ao público de segunda a sexta, temporariamente na rua Jamil Rihan, em frente ao CEJAP.


Biblioteca Itinerante: Quinzenalmente na Praça Pública e nas Escolas do município.




FIQUEM ATENTOS E ATENTAS


A ACAPEB inaugurará um núcleo audiovisual e trará filmes nacionais com debates.