Pesquisar

quinta-feira, março 31, 2011

PONTO DE CULTURA ACAPEB INICIA CAMPANHA QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

O Controle Popular é uma das ferramentas que os cidadãos têm para garantir sua participação efetiva na fiscalização do erário público.
Após a convocação de duas reuniões com membros dos diversos segmentos sociais do município de Gongogi, o Ponto de Cultura ACAPEB, na terça-feira (29), apresentou a Campanha Quem Não Deve Não Teme, no Colégio Estadual José Araújo Pereira. A atividade foi realizada nas salas de aulas com explanação, levantamento de problemas do município, debate e um filme sobre a campanha.
A Campanha terá início no dia 01/04/2011 e se estenderá até o final do mês de junho com o objetivo de realizar atividades de fiscalização popular de contas públicas municipais. "Já sabemos que os políticos desviam o nosso dinheiro, mas precisamos se organizar e fiscalizar para saber o que estão fazendo... e se tiver errado... é claro, vamos denunciar", diz um dos alunos participantes, momento em que outro aluno desabafa: "Agora eu entendi porque a dificuldade de ser aprovado um projeto de uma creche, praça da feira, rede de esgoto e casas populares para Gongogi. Todos esses projetos já foram construídos no papel... eles levaram o dinheiro e nós continuamos aqui sofrendo...".
O Ponto de Cultura ACAPEB só irá coordenar a campanha, mas não é o único responsável pela fiscalização das contas públicas e distribuição de materiais pedagógicos para implementar a campanha, deixando claro que a responsabilidade é de todos os cidadãos, sobretudo os conselheiros municipais.
A baixa participação popular dá um rumo diferente a aplicabilidade do dinheiro público. Portanto, o fortalecimento do controle social e a consolidação da democracia participativa ajudarão no desenvolvimento dos municípios.

Temos que ter em mente que os direitos conquistados somente se consolidam quando efetivamente usufruídos. E, nesse contexto, o controle social indica uma dimensão da participação popular, que não se reduz à participação eleitoral, ou seja, é uma forma de exercer ativamente a cidadania, de tornar efetivos os direitos consagrados em leis.



PONTO DE CULTURA ACAPEB E REDE MINKA BAHIA AMPLIA DIÁLOGO COM ORGANIZAÇÕES

O Ponto de Cultura Eu Quero Ler, da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB, do município de Gongogi, e a Rede MINKA Bahia reuniram-se na cidade de Ilhéus no domingo (12) para reafirmar o compromisso com a articulação de políticas públicas para juventude no Sul da Bahia.
O encontro foi realizado na Associação de Estudantes de Ensino Superior, no Bairro do Vilela e contou com a presença de representantes da Pastoral da Juventude da Diocese de Ilhéus, UNAT, ACAPEB e REDE MINKA, envolvendo quatro municípios: Gongogi, Itapitanga, Coaraci e Ilhéus e teve como abordagem principal a realização do II FORUM SOCIAL DA JUVENTUDE, previsto para o mês de outubro deste ano, colocando em pauta a escolha do local entre os municípios Coaraci, Itapitanga e Ibirapitanga.
O I FORUM SOCIAL DA JUVENTUDE aconteceu em 2004, no município de Gongogi, e reuniu cerca de 300 jovens durante três dias, que discutiram sobre a conjuntura sociopolitica e cultural, o poder da comunicação de masssa, questões de gênero, afetividade, etnica e indígena e culminou na sistematização de um documento para o Governo Lula reinvindicando os direitos sociais do segmento juvenil.
A próxima reunião serã no dia 07/05/2011, na cidade de Ubaitaba e reunirá as entidades e movimentos populares da região do sul da Bahia.


segunda-feira, março 28, 2011

CONVITE PARA A OFICINA DE CONSULTA PRÉVIA PARA A PLENÁRIA TERRITORIAL

FIQUE ATENTOS E ATENTAS a oficina de consulta previa em GONGOGI, para a plenaria territorial do Colegiado Territorial do Medio Rio das Contas. 

A primeira gestão do Governo Jaques Wagner foi marcada pela denominada Revolução Democrática, expressão que traduz as transformações ocorridas no Estado da Bahia no campo político e na gestão pública. O Governo iniciou o processo de mudanças na concepção e na prática do Estado, instaurando o Plano Plurianual Participativo (PPA-P), em 2007.

A participação social tem sido uma das marcas mais fortes do atual Governo e representa um passo fundamental para a mudança da cultura política que se visa superar. Estamos engendrando uma nova forma de elaboração de política pública, convergindo os interesses sociais com  os do Estado, dentro de uma perspectiva de inclusão, distribuição e transparência. Sustentar tal projeto só é possível com o amadurecimento político, a organização e a mobilização da sociedade.

   O PPA-P é uma tarefa de Governo que deve ser realizada em parceria com a sociedade civil. A metodologia do PPA-P 2012-2015 é desafiadora e inovadora, na medida em que reúne esforços das estruturas de governo e dos movimentos sociais, para juntos, formularem políticas públicas que verdadeiramente atendam às necessidades coletivas e garantam o desenvolvimento sustentável dos Territórios de Identidade.

ORGANIZE SEU SEGMENTO E PARTICIPE

DATA: 28/03/2011
HORAS: 09:00 hs
LOCAL: CAMARA DE VEREADORES DE GONGOGI

(Informações com Fábio do Ponto de Cultura ACAPEB ou Fátima Diretora Geral - Fone: 8857-9649)

terça-feira, março 08, 2011

HOMENAGEM ÀS MULHERES

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!


FONTE: http://www.belasmensagens.com.br