Pesquisar

segunda-feira, maio 30, 2011

Dia 31 de maio não haverá paralisação nacional dos professores
CNTE
Foi divulgado durante toda a semana, que haveria paralisação nacional dos professores nesta terça-feira. A divulgação aconteceu, principalmente através de e-mails.
Entretanto, segundo a nota divulgada hoje (30) pelo CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – alerta que o sindicato não convocou nenhuma paralisação nacional para o dia 31 de maio.

No comunicado, o CNTE afirma que “trata-se de uma iniciativa de pessoas que piratearam o material da CNTE. Seus autores se apropriaram do conteúdo do cartaz, ao tempo que informam se tratar de um movimento sem lideranças”.

Escrito por Liberdade FM  em , 30 de Maio de 2011 09:08

Confira a matéria clicando AQUI

sábado, maio 14, 2011

GONGOGI: CINECLUBE É CONTEMPLADO COM COLETÂNEA ESPECIAL DE FILMES DO 100 ANOS DE CINEMA DA BAHIA
Como parte de preservação e difusão da memória audiovisual no estado, a Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia, encaminhou a coletânea especial “Bahia, 100 anos de cinema” para o Ponto de Cultura Eu Quero Ler, da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa – ACAPEB, do município de Gongogi, que fará parte do acervo do cineclube CINE NO PONTO, contemplado através do Programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.

A edição, organizada pela Cinemateca Brasileira em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, contou com a curadoria do cineastra Joel de Almeida e dos professores e pesquisadores do cinema brasileiro, Rubens Machado Jr., Carlos Alberto Matos e Maria do Socorro Carvalho que selecionaram 30 títulos representativos desse primeiro centenário do cinema do Estado.

Além de filmes contemporâneos de maior circulação como “Eu me lembro”, realizado por Edgar Navarro em 2005, a seleção traz algumas raridades nunca antes editadas em formato digital, como é o caso de “Caveira My  Friend” (1970), de Alvaro Guimarães; “Diamante Bruto” (1977), de Orlando Senna; e “O Mágico e o Delegado” (1983), de Fernando Coni Campos.

Os precursores da arte cinematográfica na Bahia também se fazem presentes. De Alexandre Robatto Filho, com o curta “Vadiação” (1954), a Luiz Paulino dos Santos, diretor de “Um Dia na Rampa” (1960), passando por Trigueirinho Neto e o seu seminal “Bahia de Todos os Santos” (1960), a compilação presta homenagem a Roberto Pires e Glauber Rocha, patronos do cinema baiano.

Cena do Filme "Barravento",
de Glauber  Rocha
“Redenção” (1958) e “A Grande Feira” (1961), ambos filmados por Pires, são marcos do primeiro ciclo do cinematográfico no Estado. Os trabalhos iniciais por Glauber Rocha, “Pátio” (1956) e “Barravento” (1961) não são menos essenciais.

Destaque especial para o segmento de documentários que resgata obras de grande valor histórico, cultural e artístico como “A Morte da Velas do Recôncavo” (1976), de Guido Araújo; “Sinais de Chuva” (1976), de Olney São Paulo; “Gato/Capoeira” (1979), de “Mario Cravo Neto”; Comunidade Maciel – há uma gota de sangue em cada poema” (1973), de Tuna Espinheira; e a “Memória de Deus e do Diabo no Monte Santo e Coccorobó” (1984), de Agnaldo Siri Azevedo.

Completam a seleção retratos documentais de grandes artistas locais como “Samba Riachão” (2001), de Jorge Alfredo e “O Capeta Carybé”, também de Agnaldo Siri Azevedo.
Os trabalhos em curta e em vídeo da chamada ‘nova onda do cinema baiano’ (“Dez centavos”, de César Fernando, “Mr. Abrakadabra!”, de José Araripe Jr., “Bahia”, de Monica Simões, entre outros) e a produção no gênero animação com “Catálogo de Meninas”, de Caó Cruz, o histórico de “Boi Aruá”, de Chico Liberato, comprovam a diversidade e abrangência do Box comemorativo.

Ao alcance de todos – Com esta edição, a Diretoria de Audiovisual (DIMAS) amplifica sua ação de difusão, facilitando a circulação de conteúdos audiovisuais, através da exibição dos filmes selecionados para a Caixa de DVDs, tanto na programação das suas salas de exibição (Sala Alexandre  Robatto e Walter da Silveira), quanto no incremento das atrações do tradicional projeto “Quartas Baianas”, em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo/ ABCV (Confira abaixo o calendário de exibições).
O pesquisador e interessado também poderá consultar e ver cada filme da compilação mediante agendamento presencial no Núcleo de Memória, da DIMAS.
Para democratizar ainda mais o acesso, os DVDs serão distribuídos gratuita e prioritariamente para instituições de pesquisa e difusão audiovisual, pontos de cultura, cineclubes, bibliotecas e mediatecas.

terça-feira, maio 10, 2011

Município de Gongogi é contemplado com o Cinema Mais Cultura

O PONTO DE CULTURA EU QUERO LER, DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE ANTONIO PEREIRA BARBOSA – ACAPEB, DO MUNICIPIO DE GONGOGI, localizado no território de Identidade Médio Rio das Contas, recebeu nesta última quarta (04), os equipamentos audiovisuais do Cine Mais Cultura, do Governo Federal em parceria com o governo do Estado da Bahia para a manutenção do Projeto Cine no Ponto proposto pelo Ponto de Cultura ACAPEB, que consiste em realizar exibições de filmes, documentários, reflexões através de debates e provocações para ações reivindicatórias nos problemas das comunidades.
O Projeto Cine no Ponto terá caráter fixo e itinerante e será realizado tanto na zona urbana como no campo e em alguns municípios do Território Médio Rio das Contas e, na oportunidade será valorizada a arte-educação e cultura popular através das apresentações de artes cênicas e manifestações populares, a exemplo do samba-de-roda.
As exibições e atividades do Cine no Ponto estão previstas para iniciar no início do mês de junho, quando haverá o lançamento do Projeto e inauguração do cineclube.

Veja um pouco sobe o CINE MAIS CULTURA

Com a concentração de salas comerciais de cinema em apenas 8% do território nacional e a quantidade muito reduzida de obras audiovisuais brasileiras na TV, a maioria dos filmes produzidos no país permanecem inéditos para grande parte de sua população. 

Norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, oMinistério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados peloPrograma Territórios da Cidadania .... CONTINUE LENDO

quarta-feira, maio 04, 2011

UNIVERSIDADE POPULAR DO SUL DA BAHIA REUNE 12 MUNICÍPIOS NA AULA PRESENCIAL




A UNIVERSIDADE POPULAR DO SUL DA BAHIA – UNIP, organizada pelo PONTO DE CULTURA ACAPEB, REDE MINKA BAHIA e MOVIMENTO CETA, reuniu no último sábado (30) aproximadamente 30 pessoas de 12 municípios integrantes dos territórios Médio Rio das Contas, Litoral Sul e Baixo Sul na Aula Presencial do Módulo I, do Curso de Formação Sócio-Política, ministrada pelo Professor e economista Rondineli Caldas, no município de Gongogi.
O Curso está dividido em quatro módulos com aulas à distância no portal da UNIP e presenciais e quatro cidades dos territórios envolvidos. Neste primeiro módulo os cursistas tiveram a oportunidade de refletir sobre Marxismo e Comunismo a partir de um debate caloroso desde a sua gênese aos tempos atuais. “Inicialmente esse curso me interessou por ser uma base/ponto de apoio e de ligação para o curso de Economia, que faço, por ela ser uma Ciência Social que engloba não só os aspectos econômicos, mas também os aspectos humano, desde a formação da sociedade até hoje, com um planejamento para o futuro”, fala Tamires Calazans, do município de Coaraci, expressando o seu contentamento”.
O Material Didático foi disponível na Biblioteca do Portal da UNIP e envolveu várias obras de Marx e Engels, a exemplo do Manifesto do Partido Comunista e o Que é Ideologia de Marilena Chauí.
Na oportunidade os participantes tiraram dúvidas na área de economia, discutiram sobre a Campanha Quem Não Deve Não Teme, Articulação da Rede MINKA e do II FSJ (Fórum Social da Juventude), numa proposta de despertar nos cursistas a importância de empreender ações afirmativas na comunidade que vive, Sirley Valentim, da PJ de Piraí do Norte, argumenta: “Nosso município está silencioso no desenvolvimento de políticas públicas para juventude. Até o momento não formamos o Conselho de Juventude. O curso vai fortalecer nossa luta”.
O entrosamento da turma foi contemplado na Noite Cultural com a apresentação do espetáculo “Vida, Louca, Vida!”, do GRITO (Grupo Intensivo de Teatro do Oprimido), do Ponto de Cultura ACAPEB e um show de Voz e Violão com Valdir Amorim, da cidade de Coaraci, até a madrugada.
A Direção da UNIP composta por representantes do Ponto de Cultura ACAPEB, Movimento CETA e Rede MINKA BAHIA avaliaram o encontro de forma positiva e surpreendente, embora todo o trabalho é voluntário e a manutenção é feita pelos próprios membros das entidades e participantes do curso. “Espero que outras pessoas percebam a importância da UNIVERSIDADE POPULAR e ajudem em sua sobrevivência, pois é um dos únicos espaços que ainda temos para aprender”, desabafa Luciano Ferreira, Técnico em Agroecologia e integrante da Coordenação Estadual do Movimento CETA.
MUNICIPIOS PARTICIPANTES:

1.       MARAÚ
2.       GONGOGI
3.       ITAPITANGA
4.       COARACI
5.       ILHÉUS
6.       UBATÃ
7.       IBIRATAIA
8.       IBIRAPITANGA
9.       BARRA DO ROCHA
10.   ITABUNA
11.   UBAITABA
12.   PIRAÍ DO NORTE
 
GRUPOS PARTICIPANTES:

  1. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS
  2. IGREJA CATÓLICA
  3. PASTORAL DA JUVENTUDE
  4. PARTIDO DOS TRABALHADORES
  5. ACAPEB
  6. REDE MINKA
  7. MOVIMENTO CETA
  8. ARTICULAÇÃO DO TIMRC
  9. APLB – NÚCLEO GONGOGI
  10. AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
  11. ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO DE ILHÉUS
  12. ASSOCIAÇÃO CULTURAL ANTONIO PEREIRA BARBOSA - ACAPEB (PONTO DE CULTURA EU QUERO LER)
  13.  



  14.  


RSS Feed com notícias do site Últimas notícias
3/5/2011
UNIVERSIDADE POPULAR DO SUL DA BAHIA REUNE 12 MUNICÍPIOS NA AULA PRESENCIAL

25/4/2011
ACAPEB E REDE MINIKA SE PREPARAM PARA RECEBER OS CURSISTAS DA UNIP

23/4/2011
BATE PAPO COM O PROFESSOR RONDINELI FOI UM SUCESSO

18/4/2011
PASSO A PASSO PARA ACESSAR AS AULAS DO PORTAL UNIP

11/4/2011
UNIP PRORROGA INSCRIÇÕES DO CURSO DE FORMAÇÃO POLITICA