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domingo, janeiro 16, 2011

ACAPEB TEM PROJETO APROVADO QUE BENEFICIARÁ A EDUCAÇÃO DE GONGOGI

O Ponto de Cultura Eu Quero da Associação Cultural e Beneficente Antonio Pereira Barbosa - ACAPEB conquistou mais uma vitória e teve o projeto CULTURA EM AÇÃO aprovado num Edital público do Ministério a Cultura. O projeto consiste em aplicar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de caráter cultural proposto pelo Ponto de Cultura no Colégio Estadual José Araújo Pereira - CEJAP, durante o ano letivo de 2011. As atividades do PPP serão desenvolvidas por três alunos, que receberão uma bolsa no valor de R$ 380,00 do Governo Federal durante um ano.
As ações do projeto serão desenvolvidas para atender os alunos em turno oposto ao do estudo formal e terá oficinas de comunicação, dança afro, teatro e esportes (basquete e futsal), além do registros das manifestações culturais, a exemplo de festas, rezas, ladainhas e etc, com também o fortalecimento do samba de roda do município.
Para a realização do projeto o CEJAP receberá R$ 20.000,00 e o Ponto de Cultura R$ 10.000,00 para fazer a manutenção da iniciativa.
Veja a minuta do projeto abaixo:

PROJETO CULTURA EM AÇÃO 
Projeto Político Pedagógico apresentado ao COLEGIO ESTADUAL JOSÉ ARAÚJO PEREIRA - CEJAP, (GONGOGI - Território Medio Rio das Contas)



Objetivo Geral:

Promover espaços de debates e ações na instituição escolar com a comunidade sobre a importância de uma educação que emancipe os sujeitos, promovendo sua auto-estima, a partir da valorização de suas aptidões naturais, no sentido de reconhecer e valorizar sua identidade cultural e, consequentemente, torná-los ativos e críticos no processo de construção de uma nova sociedade.

Objetivos Específicos:
  • Fortalecer as ações que existem no ponto de cultura em parceria com a escola.
  • Estimular nos sujeitos uma consciência critica voltada para a participação ativa na sociedade.
  • Buscar parcerias da comunidade e da escola;
  • Valorizar as aptidões naturais dos educandos/as;
  • Estimular auto-estima dos educandos/as;
  • Valorizar as manifestações culturais existentes no município, resgatando as manifestações que estão se perdendo;
  • Incentivar as organizações estudantis para participarem de forma efetiva na escola.


Principais ações
  • Curso sobre a importância da organização estudantil na escola
  • Palestras e seminários com temas transversais (Meio ambiente, relações étnico-raciais, questões sociais)
  • Oficinas de confecção de instrumentos e de percussão
  • Oficinas de teatro do oprimido e dança afro
  • Treinamento de modalidades esportivas: futsal, handebol, basquetebol e voleibol
  • Acompanhamento das manifestações culturais da comunidade
  • Festival de Músicas com temas transversais (Etnicidade, ecologia, relações sociais)
  • Gincana Cultural estudantil
Resultados esperados com a realização deste projeto pedagógico:

a)     No geral:
Melhoria no processo de ensino aprendizagem;
Continuidade das manifestações culturais na identidade do povo Gongogiense;
Resgate das manifestações culturais que estão se perdendo com o passar do tempo

b)     Para o Ponto de Cultura:
Melhor articulação entre cultura e educação;
Melhor integração da escola com as atividades realizadas pelo Ponto de Cultura;
Valorização das Manifestações culturais da comunidade.

c)      Para a escola:
Redução do índice de evasão e repetência escolar;
melhor interação entre gestão X docente X discente;
melhoria da qualidade de educação e aquisição de recursos audiovisuais.

d)     Para os estudantes:
Valorização do potencial artístico e cultural dos estudantes;
Estimulo na continuidade dos estudos;
Estímulo da auto-estima;
Melhor participação dos alunos na gestão escolar.

e)     Para a comunidade:
Fortalecimento das manifestações culturais e artísticas existentes no município;
Participação da comunidade na vida escolar dos alunos.
Melhor interação escola/comunidade.

Como o projeto pedagógico contribuirá com a discussão sobre a melhoria do sistema educacional brasileiro. Qual é a contribuição do Ponto de Cultura? E da escola?
A cultura é o fator determinante para o desenvolvimento educacional. Antes de termos contato com escola temos uma identidade cultural e esta identidade precisa ser respeitada e trabalhada na escola com objetivo de envolver o corpo discente nas atividades, valorizando as especificidades culturais locais.
A escola viabilizará a redução da evasão escolar e da repetência, através da valorização da troca de experiências e do fomento da interação entre a escola e as manifestações culturais locais e da região e, conseqüentemente, ampliar o IDEB do município. 



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