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sexta-feira, janeiro 21, 2011

CEBs DA DIOCESE DE ILHÉUS REALIZA CURSO DE TEOLOGIA POPULAR

Cartaz do 12º Curso de Teologia
A 12ª Edição do Curso de Teologia Popular mostra a resistência dos movimentos que acreditam na construção de uma sociedade mais justa e fraterna e fundamentam sua prática na Teologia da Libertação.
O Curso iniciado há 12 anos é mantido até hoje com os anseios do povo oprimido que acredita na libertação do oprimido.
O evento envolve a Articulação Diocesana de Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), da Diocese de Ilhéus, que é composto por agentes pastorais envolvidos em movimentos sociais nos diversos municípios destinado a leigos e leigas de vários estados que participam socializando suas experiências de vida e doação comunitária, com caráter ecumênico e sem distinção étnica, econômica ou política.
Este ano a sua realização será no Seminário Maior da cidade de Ilhéus, nos dias 23/01 a 06/02 e o Ponto de Cultura ACAPEB envia um dos seus integrantes para socializar as experiências culturais de nossa comunidade.
Segundo a Coordenação do Curso dentre os objetivos de sua realização pode-se destacar: 

  • Fortalecer a caminhada participativa e missionária reforçando o compromisso sociopolítico dos cristãos e cristãs.
  • Gerar uma espiritualidade na defesa de todas as formas de vida, hoje ameaçada.
  • Fazer uma experiência de que é possível um jeito novo de se pensar e se construir uma sociedade em mutirão.
  • Iluminar e aquecer o compromisso dos cristãos e cristãs na construção de uma sociedade solidária, valorizando as práticas das comunidades eclesiais e dos movimentos sociais


Um pouco sobre a Teologia Popular (Teologia da Libertação)


           A palavra teologia vem da conjugação de TÉOS e LÓGOS, dois termos gregos. Poder-se-ia dizer que teologia é todo discurso acerca de Deus. Assim, por exemplo, foi denominado por Aristóteles em seu livro “Filosofia Primeira”, que hoje conhecemos com o nome de metafísica. Para Aristóteles o TÉOS seria objeto de pesquisa da maior de todas as ciências: a ciência do ser enquanto ser – esta que hoje denominamos de metafísica. Portanto, para ser estagirita – Aristóteles, a metafísica, ou seja, a filosofia primeira, é sinônimo de teologia.

A expressão “teologia da libertação”, já mostra o sentido norteador deste discurso teológico. O genitivo que aparece na expressão citada – DA LIBERTAÇÃO -, mostra-nos que a libertação é o horizonte regulador do discurso acerca de Deus, e, ao mesmo tempo, mostra-nos que o Deus do discurso é fonte de libertação. Esta se manifesta concretamente nos diversos momentos do processo histórico de um povo. Conseqüentemente, a teologia da libertação torna-se força geradora de ações que viabilizam uma práxis libertadora, segundo as necessidades advindas das diversas circunstâncias sob as quais um povo está submetido.
          “A teologia da libertação é um movimento teológico que quer mostrar aos cristãos que a fé deve ser vivida numa práxis libertadora e que ela pode contribuir para tornar esta práxis mais autenticamente libertadora” (MONDIN, 1980, p. 25). Neste sentido, o cristão é impelido a viver a práxis libertadora nas diversas épocas da história.








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