Dia da Mulher é palco para o II Encontro de Mulheres do Movimento CETA
No ultimo dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, aconteceu na Ocupação Iacina no município de Barra do Rocha o II Encontro de Mulheres do Movimento CETA (Movimento Estadual dos Trabalhadores Acampados, Assentados e Quilombolas)da Regional Sul da Bahia. Trazendo como tema “Mulheres na Luta Por Segurança Educação e Saúde”, o evento, que reuniu cerca de 130 mulheres, contou também com a presença de homens e jovens.
As mulheres mostraram com maestria para os homens presentes a excelência do trabalho em equipe, durante todo o dia elas participaram de momentos de formação como: Segurança da Mulher, com o Companheiro Jorge do Ponto de Cultura Associação Cultural e Beneficente Antônio Pereira Barbosa (ACAPEB); Conquistas das Mulheres, com Luciano, Coordenador Estadual do CETA e Saúde da Mulher, com Magnólia Sousa, da Comissão Estadual de gênero do Movimento CETA. Ainda houve um momento de reflexão com a companheira Jucy, do Ponto de Cultura ACAPEB: “não existe assentamento e acampamento sem a participação das mulheres, não podemos apenas pensar no trabalho, mas tirar um tempo para o lazer e descanso”, refletiu Jucy.
À tarde as mulheres puderam se deleitar com um churrasco feito pelos homens e, ao ar livre, tomar um delicioso banho de rio embalado pelo ritmo e voz da cantora Sônia, que animou a todas cantando músicas populares da terra e da luta . “Sem duvidas, o encontro ficou na recordação dos presentes., pois foi também uma oportunidade de aprender, rever amigas e amigos e se divertir”, avaliou Fábio Santos, agricultor familiar do município de Gongogi, sul da Bahia.
O encontro contou ainda com a presença de Ramiro Fagune um dos fundadores do movimento, que ressaltou a importância do dia para as mulheres lembrando experiências de participação delas na luta dos movimentos, em como organizações camponesas. Para Ramiro “a mulher já mostrou para o mundo a sua importância”.
Fonte: http://ceas.com.br/?p=370
Nenhum comentário:
Postar um comentário